REPENSANDO A VIDA

A ideia de que tudo pode mudar de uma hora para outra nunca foi tão real do que nesses tempos que temos passado. A pandemia do novo Corona Vírus, mudou tudo e toda a ordem que até então conhecíamos. Toda a estrutura de nossa sociedade foi modificada em questão de horas. Se por um lado foi ruim e bem ruim, por outro podemos refletir sobre essas mudanças. Em um acidente, como exemplo grotesco, que ninguém espera, em fração de segundos tudo mudo. Desde uma estrutura familiar até a fabricação de um automóvel. É ruim? sem dúvida, mas depois de ocorrido é impossível voltar atrás e mudar. Então resta-nos observar, pensar quais as falhas cometidas até que o acidente ocorresse e então remodelar tudo. Se foi por excesso de velocidade, conscientizar os motoristas a dirigirem em velocidade segura, se foi falha mecânica, conscientizar os proprietários de veículos a fazerem as manutenções de seus veículos periódicamente. Se foi falha do veículo, alertar a montadora que repense seu modelo e assim por diante.

Desse mesmo modo, nós podemos tirar as lições que a pandemia nos ensinou. É lamentável as inúmeras vidas perdidas mundo a fora. E em meio a essa tragédia, nós que estamos sobrevivendo, precisamos repensar a forma que vemos e interagimos com a vida. Para esse momento, pensemos em inovação.

Inúmeros comércios tiverem que inovar seus modelos de negócio para não sucumbirem ao lockdown. Inovamos as formas de estudar, de nos comunicar, de visitar e conversar com um ente querido ou amigo. Inovamos a gestão de pessoas e de negócios. Inovamos até mesmo nossa própria vida, a forma como fizemos as coisas.

Olhando por esse ângulo, podemos reajustar nossas vidas sem muitas dores, que já basta a dos parentes e amigos perdidos. É como num jogo de futebol. A partida está rodando quando de repente do céu cai uma tormenta. Todos os jogadores são retirados do campo nos dando a impressão que o jogo parou, mas se você observar pelas câmeras ou até mesmo se estiver em um estádio, verá que os jogadores não estão parados desanimados como se tivesse perdido a partida. Uns estão dando pequenas corridas, outros fazendo algum tipo de aquecimento e outros estão conversando com o técnico que tem uma oportunidade de rever as estratégias usadas em campo.
É hora de inovar as táticas de jogo para virar o placar. É hora de motivar a equipe e os jogadores. Quando a tempestade passar, o jogo recomeça. Por isso que nem sempre as coisas, ocorrem para o mal, muitas coisas estão acontecendo para que possamos mudar nossos critérios de jogo. Inovar.

Utilizamos aqui a pandemia como exemplo de pausa, mas as vezes, ocorrem coisas nas nossas vidas, um acidente ou uma doença, isso é normal para nós mortais, mas que isso não seja motivo para o desânimo tomar conta. Que seja apenas uma pausa para repensarmos nossas ações e inovar nossa maneira de ver e agir no mundo. De uma coisa temos certeza, tudo é passageiro nessa vida, cada momento bom ou ruim vai passar. Que nos momentos bons possamos aproveitar ao máximo, curtir demais, e que nos momentos ruins, possamos ter certeza que vai passar e será bem rápido, pois os momentos bons duram muito mais tempo que os momentos ruins, e quando passar, que usemos os aprendizados para melhorar a vida e trazer mais momentos bons.
No dia que escrevemos esse texto, a TRISSADIE estava tendo seu momento ruim, tendo 85% do seu estoque roubado dois dias antes. Um grande prejuízo que graças a Deus, se limitou apenas a materiais. É momento de pararmos? Desistir? Não! É momento de refletir e ver quais novos caminhos podemos tomar. Quais erros cometemos até que isso ocorresse e como podemos corrigi-los.

A resiliência será fundamental para nos reconstruirmos e é isso que fizemos de melhor, nos refizemos. Inovar também é renascer. Essa é uma mensagem de fé e esperança. Na frase de um grande amigo da TRISSADIE: “Tudo pode mudar de uma hora para outra”. Se temos vida, temos a chance de ressurgir.